sábado, 6 de setembro de 2014

Um pouco da história sobre a forma de morar

Clique na imagem para ampliá-la
       
       Você sabia que nossa mania de colocar o sofá na sala e as camas no quarto tem a ver com história? Pois é, essa foto demonstra como eram as casas antes de as pessoas pensarem sobre conforto e funcionalidade. Imagine: não tinha sofá, poltronas, cômodas, janelas, banheiro, vaso sanitário com descarga, privacidade. As pessoas faziam suas necessidades em penicos e jogavam pela janela, banhavam-se em banheiras improvisadas perto do fogão para garantir água quente, guardavam suas ferramentas penduradas na parede e suas roupas e equipamentos de cozinha em arcas, ou baús.

Essa é uma planta típica vista de cima de uma casa na idade média. Só tinha
um cômodo e os animais dividiam o espaço com os moradores, pode?
             
   Na França do século XVII duas mulheres, (diga-se de passagem, frequentavam os aposentos dos reis de madrugada), inspiradas pelas novas ideias que circulavam trazendo a humanidade de volta ao centro das atenções, uniram arte ao conforto e iniciaram a concepção do interior das casas que utilizamos até hoje.

Clique na imagem para ampliá-la.
      
       Essa imagem te parece de uma casa tão antiga assim? Mas todos esses móveis, a decoração e o teto branco foram criados nesta época. Cansadas de roupas apertadas e cadeiras pomposas, lançaram moda ao utilizarem-se do algodão para costurar roupas e estampar os novos móveis que junto à seus arquitetos/designers (sim, tem diferença!) ajudaram a criar.
Foi então que o lar moderno tomou forma O impacto dessas transformações foi tão importante que “com o tempo, toda essa proliferação dos novos tipos de espaços, de móveis e de usos para os tecidos levou à criação de um novo campo: a decoração de interiores.” 


Fonte: DeJean, Joan E. O século do conforto: Quando os parisienses descobriram o casual e criaram o lar moderno. Civilização Brasileira, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário